Seja bem-vindo(a)! o site foi criado para ajudar brasileiros que queiram morar no japão, então por favor nos envie sugestões :)

Como conseguir um emprego no Japão em 2025

Onde procurar emprego no Japão? O que devo fazer? Quais os requisitos?

Como conseguir emprego no Japão


Se você quer encontrar um emprego no Japão, o primeiro passo é pensar em que tipo de emprego você quer e quais habilidades você tem. Qual o seu nível de japonês? Qual o seu nível de inglês?

Se você não é fluente em japonês, recomendo fortemente que estude e passe no nível mais alto do JLPT que você conseguir. Certificações no Japão são muito valorizadas e levadas em conta. Porém, a maioria dos empregos aqui pedem ao menos o nível N2 do JLPT (o que não significa que você é fluente, pois muitos chineses conseguem passar com facilidade se estudarem por alguns meses).

Para procurar um emprego no Japão, a primeira coisa a se fazer é preparar um currículo no formato japonês. Para ser mais exato, existem dois tipos de currículos. Caso você esteja procurando um emprego que não exija formação, ou apenas um emprego de meio período (arubaito), apenas o currículo simples (履歴書) é suficiente.

Caso você esteja procurando um emprego que exija mais formação, talvez seja necessário o currículo mais completo deles (職務経歴書), que descreve com mais detalhes sobre suas experiências de trabalho anteriores.

Você pode utilizar o chat gpt ou outro programa de inteligência artificial para te ajudar a escrever. Outras dicas que dou são pesquisar na Wikipedia qual o nome em inglês/ japonês das empresas que você trabalhou e o nome do cargo caso haja dúvidas. Nem sempre a tradução precisa ser precisa. Se você não souber como traduzir, talvez colocar o nome original com uma explicação seja o suficiente.

Agora vamos para a prática: onde procurar emprego no Japão.

Aqui é muito comum usar agentes que te ajudam a encontrar um emprego. Existem empresas que terceirizam serviços e usam as “empreiteiras” (派遣会社), e não, elas não oferecem somente emprego em fábricas.

Empresas de recrutamento 派遣会社 (hakengaisha): apesar da maioria dos brasileiros utilizarem os serviços dessas empresas (conhecidas como empreiteiras) para encontrarem trabalho em fábrica, você pode encontrar outros tipos de trabalhos. Muitos japoneses utilizam dessas empresas para encontrar trabalho temporário rápido e fácil sem precisar se comprometer com um contrato longo. Alguns vivem se mudando e trabalhando em hotéis por temporada, por exemplo.

Recrutadores: caso queira ajuda para encontrar um emprego, seja ele de colarinho branco ou mesmo um arubaito, você pode utilizar dos serviços de recrutadores que vão te auxiliar de várias maneiras, encontrando empregos que refletem suas habilidades e podendo muitas vezes até te acompanhar nas entrevistas ou te dar dicas de como se portar e o que falar.

Você também pode se aplicar diretamente por diversas plataformas. Algumas em inglês mais conhecidas são:

· Gaijinpot

· Daijob

· Yolo Japan

Em japonês, temos:

· Indeed

· MyNavi

· Kyujin Box

Vocês também podem procurar empresas que tenham interesse e se aplicar diretamente no website delas.

Caso esteja no Japão desempregado, você pode ir ao Hello Work, um centro que auxilia na recolocação no mercado de trabalho. Eles podem te ajudar a encontrar um emprego, administram o seguro-desemprego, além de oferecer cursos qualificatórios e de língua.

O mais indicado é se aplicar para empregos quando já estiver morando no Japão. É muito mais fácil para as empresas contratarem alguém que já está aqui do que arcar com os inúmeros fatores inesperados de se trazer alguém para o país, a não ser que seja um talento em falta por aqui. Porém, ainda assim é possível conseguir um emprego se for em uma área com falta de profissionais, então não custa tentar...

De qualquer forma, boa sorte!