Seja bem-vindo(a)! o site foi criado para ajudar brasileiros que queiram morar no japão, então por favor nos envie sugestões :)
Como morar no Japão em 2025
Quais as formas mais comuns de se mudar para o Japão? Como conseguir um visto para morar no Japão?
Como morar no Japão
Existem muitas formas de se vir ao Japão para morar.
Não precisa ser descendente de japoneses nem casado (a) com um (a). Alguns dos vistos mais comuns são:
Vistos de trabalho (Engineer / Specialist in Humanities / International Services, Specified Skilled Worker, Highly Skilled Professional etc)
Visto de estudante
Muitos estrangeiros vivem hoje no Japão, em sua maioria vinda de outros países asiáticos. O Japão oferece um salário mais alto que países como Nepal, Sri Lanka, Filipinas e Vietnã, atraindo muitos trabalhadores do sul e sudeste asiático. Grande parte deles vêm com visto de estudante, mas o custo é alto.
Muitos pegam empréstimos altos para pagar ao menos um ano de escola de japonês, pois é um visto fácil de conseguir e que permite 28h semanais de trabalho. Como o Japão enfrenta grande falta de mão de obra, mesmo sem saber falar japonês é fácil conseguir um emprego em restaurantes, lojas de conveniências e outros trabalhos que não exigem tanta comunicação ou habilidades.
Também existem alguns que vêm com vistos de estágio, outros com visto de trabalho para áreas que precisam de mão de obra estrangeira para suprir a demanda...
Para quem provém de países que falam inglês, o mais comum é vir como professor de inglês. Muitos americanos vêm ao Japão como assistente de língua (ALT), pois não têm licença para serem professores. O salário é mais alto que outros empregos normais, porém muito mais baixo que no país de origem deles, então muitos veem isso como apenas uma porta de entrada para vir morar aqui.
No Brasil e em outros países da América Latina, temos muitos descendentes de japoneses, e como o salário é mais alto no Japão, as fábricas acabaram sendo muito atrativas nos anos 90 e 2000. Porém, hoje em dia o iene está desvalorizado, e dependendo da situação, não vale mais tão a pena trabalhar em fábrica. Muitos brasileiros só conhecem esse caminho, então continuam a vir, mas existem milhares de outras opções que podem pagar melhor e até oferecer uma carreira.
Para vir ao Japão, você pode tentar:
Transferência interna em uma empresa multinacional: muitas pessoas são mandadas pela empresa a trabalhar no Japão por certo período de tempo.
Vir com visto de estudante de escola de idiomas e procurar emprego por aqui: caso tenha dinheiro para pagar as taxas de anuidade das escolas de japonês, você pode vir estudar por até dois anos e procurar emprego já estando aqui. Pode também fazer arubaito (trabalhos de meio período/bicos) de até 28h semanais para se manter.
Caso tenha se formado (bacharelado, mestrado, ou doutorado) em uma universidade top 100 do mundo, você pode tentar o visto J-FIND, que te permite vir ao Japão para procurar um emprego (e você pode morar por até dois anos no Japão com esse visto).
Estudar em universidades japonesas, desde graduação, mestrado, doutorado, ou escolas técnicas. (Neste caso, pode tentar também bolsas como a MEXT, JICA etc.)
Ou simplesmente procurar um emprego que patrocine seu visto direto do país onde você mora, porém acredito que seja a opção mais difícil, pois muitas empresas preferem contratar quem já está no Japão.
Caso seja descendente, você pode ir ao consulado e pedir o visto (terceira geração – visto de longo termo; segunda geração – visto de cônjuge ou filho de japonês). Dependendo da situação você pode conseguir vir mesmo sem emprego, e sem depender de empreiteiras.
Caso queira trabalhar em fábrica por 1 ou 2 anos (ou menos/mais dependendo de cada situação), juntar dinheiro e depois ficar livre para se mudar para uma cidade grande ou tentar outros trabalhos, procurar uma empreiteira também pode ser bom. Muitas oferecem boas condições, como financiamento de passagens, bônus ou às vezes alojamento gratuito.
Resumindo:
Existem várias opções para se vir morar no Japão. Tudo depende de suas habilidades e formação. A língua japonesa ou inglesa é essencial, mas você pode aprender aqui assim como muitos imigrantes aprendem. Imagina morar no Brasil sem falar português?
Contato
Fale conosco para mais informações:
vidanojapa1@gmail.com
© 2025. All rights reserved.
